Porque Alimentos Funcionais?


Inúmeros fatores afetam a qualidade da vida moderna, de forma que a população deve conscientizar-se da importância da alimentação e sua capacidade nutricional, as substâncias que auxiliam a promoção da saúde, trazendo com isso uma melhora no estado nutricional. Os alimentos funcionais devem ser consumidos e absorvidos como parte da dieta diária a fim de produzir benefícios específicos à saúde, tais como a redução do risco de diversas doenças e a manutenção do bem-estar físico e mental. As substâncias biologicamente ativas encontradas nos alimentos funcionais podem ser classificadas em grupos tais como: pró-bióticos e pré-bióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poli-insaturados e fibras.

Em 1999, o FDA (Food and Drugs Administration, agência que regulamenta o comércio de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) emitiu um documento para oficializar o potencial terapêutico da soja na prevenção de doenças do coração. O FDA se baseou em estudos científicos realizados por pesquisadores de diversas universidades, institutos de pesquisa, hospitais-escola e pela Associação Americana do Coração (AHA). Esses estudos demonstraram que a ingestão diária de 25 gramas de proteínas de soja (cerca de 60 gramas de grãos ou farinha de soja) reduzem significativamente as taxas do colesterol sanguíneo total, do LDL colesterol e, também, aumentam os valores de HDL presentes no sangue, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares, como o infarto, a trombose e a aterosclerose.

A soja é considerada um alimento funcional, pois fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para a saúde. É rica em proteínas, possui isoflavonas e ácidos graxos insaturados e, segundo pesquisas na área médica, tem ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas.

Também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. A manutenção da saúde, no entanto, não é feita apenas com o consumo de alimentos funcionais. É preciso aliar dietas e hábitos saudáveis, como a prática de esportes.


© Copyright 2013 - Venko Indústria e Comércio de Alimentos - powered by rmwa.com.br